Os melhores filmes de Charlie Chaplin

Charlie Chaplin

Charlie Chaplin

16/04/1889- 25/12/1977
Charles Spencer Chaplin KBE (Londres, 16 de abril de 1889 — Corsier-sur-Vevey, 25 de dezembro de 1977), foi um ator, diretor, produtor, humorista, empresário, escritor, comediante, dançarino, roteirista e músico britânico. Chaplin foi um dos atores da era do cinema mudo, notabilizado pelo uso de mímica e da comédia pastelão. É bastante conhecido pelos seus filmes O Imigrante, O Garoto, Em Busca do Ouro (este considerado por ele seu melhor filme), O Circo, Luzes da Cidade, Tempos Modernos, O Grande Ditador, Luzes da Ribalta, Um Rei em Nova Iorque e A Condessa de Hong Kong. Influenciado pelo trabalho dos antecessores - o comediante francês Max Linder, Georges Méliès, D. W. Griffith Luís e Auguste Lumière - e compartilhando o trabalho com Douglas Fairbanks e Mary Pickford, foi influenciado pela mímica, pantomima e o gênero pastelão e influenciou uma enorme equipe de comediantes e cineastas como Federico Fellini, Os Três Patetas, Peter Sellers, Milton Berle, Marcel Marceau, Jacques Tati, Rowan Atkinson, Johnny Depp, Michael Jackson, Sacha Baron Cohen, Harold Lloyd, Buster Keaton, Roberto Gomes Bolaños (o "Chaves"), Renato Aragão (o "Didi Mocó") e outros diretores e comediantes. É considerado por alguns críticos o maior artista cinematográfico de todos os tempos, e um dos "pais do cinema", junto com os Irmãos Lumière, Georges Méliès e D.W. Griffith. Charlie Chaplin atuou, dirigiu, escreveu, produziu e financiou seus próprios filmes, sendo fortemente influenciado por um antecessor, o comediante francês Max Linder, a quem dedicou um de seus filmes. Sua carreira no ramo do entretenimento durou mais de 75 anos, desde suas primeiras atuações quando ainda era criança nos teatros do Reino Unido durante a Era Vitoriana quase até sua morte aos 88 anos de idade. Sua vida pública e privada abrangia adulação e controvérsia. Juntamente com Mary Pickford, Douglas Fairbanks e D. W. Griffith, Chaplin fundou a United Artists em 1919. Seu principal e mais famoso personagem foi The Tramp, conhecido como Charlot na Europa e igualmente conhecido como Carlitos ou "O Vagabundo" no Brasil. Consiste em um andarilho pobretão que possui todas as maneiras refinadas e a dignidade de um cavalheiro (gentleman), usando um fraque preto esgarçado, calças e sapatos desgastados e mais largos que o seu número, um chapéu-coco ou cartola, uma bengala de bambu e - sua marca pessoal - um pequeno bigode-de-broxa.
Gênero:
Ano:

O Grande Ditador

O Grande Ditador
8,4/10
  • Gênero: ComédiaGuerra
  • Premiere: 23/10/1940
  • Personagem: Adenoid Hynkel, Dictator of Tomania / A Jewish Barber
Um barbeiro judeu passa anos em um hospital do exército se recuperando de suas feridas após ter servido na guerra, sem saber do crescimento de poder do ditador fascista Adenóide Hynkel e suas políticas antissemitas. Quando o barbeiro retorna ao seu bairro tranquilo, ele fica atordoado com as mudanças brutais e, de forma imprudente, se une a uma menina bonita e seus vizinhos para se rebelar.

O Garoto

O Garoto
8,2/10
  • Gênero: ComédiaDrama
  • Premiere: 21/01/1921
  • Personagem: A Tramp
Uma mãe abandona seu filho com um bilhete em uma limusine, mas o carro acaba sendo roubado e a criança é deixada em uma lata de lixo. Um vagabundo encontra o bebê e passa a cuidar dele. Cinco anos depois, a mulher tenta encontrar o filho perdido.

Tempos Modernos

Tempos Modernos
8,5/10
  • Gênero: ComédiaDrama
  • Premiere: 11/02/1936
  • Personagem: A Factory Worker
O icónico Vagabundo está empregado em uma fábrica, onde as máquinas inevitável e completamente o dominam e vários percalços o levam para a prisão. Entre suas passagens pela prisão, ele conhece e faz amizade com uma garota órfã. Ambos, juntos e separados, tentam lidar com as dificuldades da vida moderna, o Vagabundo trabalhando como garçom e, eventualmente, um artista.

Luzes da Cidade

Luzes da Cidade
8,5/10
Um vagabundo (Charles Chaplin) impede um homem rico (Harry Myers), que está bêbado, de se matar. Grato, ele o convida até sua casa e se torna seu amigo. Só que ele esquece completamente o que aconteceu quando está sóbrio, o que faz com que o vagabundo seja tratado de forma bem diferente. Paralelamente, o vagabundo se interessa por uma florista cega (Virginia Cherrill), a quem tenta ajudar a pagar o aluguel atrasado e a recuperar a visão. Só que ela pensa que seu benfeitor é, na verdade, um milionário.

Monsieur Verdoux

Monsieur Verdoux
7,8/10
  • Gênero: ComédiaCrime
  • Premiere: 26/09/1947
  • Personagem: Henri Verdoux
Monsieur Verdoux (Charles Chaplin) é um assassino em série golpista. Ele casa com senhoras ricas e logo depois as mata para ficar com toda a herança. Esse dinheiro ele usa para sustentar sua verdadeira família, que se encontra em dificuldades financeiras desde que Verdoux se deu mal nos negócios.

Em Busca do Ouro

Em Busca do Ouro
8,1/10
No Alasca, Carlitos (Charles Chaplin) tenta a sorte como garimpeiro em meio a corrida do ouro de 1898. Lá ele conhece o gordo McKay (Mack Swaim), com quem cria bastante confusão após uma tempestade de neve, e se apaixona por uma dançarina (Georgia Hale).

And the Oscar Goes To...

And the Oscar Goes To...
7,1/10

A Condessa de Hong Kong

A Condessa de Hong Kong
6/10
A Revolução Russa fez com que vários integrantes da nobreza local fugissem para a China e Hong Kong, que na época era um protetorado inglês. Lá cresceram suas filhas que, apesar de terem títulos nobiliárquicos, precisaram se prostituir para sobreviver. Uma destas mulheres é Natascha (Sophia Loren), condessa de pai russo, que é apresentada ao empresário Ogden Mears (Marlon Brando) quando o navio dele aporta em Hong Kong. Ogden e Harvey (Sydney Chaplin), seu amigo, saem com Natascha e outras mulheres na mesma situação, acreditando que apenas as verão naquele dia. Porém, quando o navio deixa Hong Kong, Ogden encontra Natascha escondida no guarda-roupas de sua cabine. Ela deseja ir para os Estados Unidos, onde poderá recomeçar sua vida, mas para tanto precisa da ajuda de Ogden para não ser descoberta como clandestina. Inicialmente reticente, aos poucos Ogden aceita a idéia de ajudá-la.

Luzes da Ribalta

Luzes da Ribalta
8/10
Deprimida com a sua carreira de dançarina, Terry tenta se suicidar, mas é salva por Calvero, um pobre, que era um famoso palhaço. Calvero ajuda Terry e, no processo, recupera sua auto-estima também. Quando Terry propõe casamento, Calvero acha que a diferença de idade é grande demais e vai embora para se tornar um palhaço de rua. Terry então começa um relacionamento um compositor jovem e promissor.

O Circo

O Circo
8,1/10
Desta vez, o vagabundo Carlitos é confundido com um ladrão e vai se refugiar num circo, onde, de uma hora para outra, se transforma na atração principal e revolta-se contra o tirânico proprietário do circo.

The Floorwalker

The Floorwalker
6,6/10
  • Gênero: Comédia
  • Premiere: 15/05/1916
  • Personagem: Impecunious Customer

Um Rei em Nova York

Um Rei em Nova York
7/10
  • Gênero: ComédiaDrama
  • Premiere: 12/09/1957
  • Personagem: King Shahdov
Devido a uma revolução em seu país, o rei Shahdov vem para Nova York - quase falido. Para conseguir algum dinheiro vai à TV, faz comerciais e conhece o filho de pais comunistas. Devido a isso, ele é repentinamente suspeito de ser comunista e terá que enfrentar uma das audiências de McCarthy.

Shoulder Arms

Shoulder Arms
7,3/10

O Conde

O Conde
6,6/10
  • Gênero: Comédia
  • Premiere: 04/09/1916
  • Personagem: Tailor's Apprentice
Carlitos é um aprendiz de alfaiate que, por acidente, queima a calça do conde e por isso é demitido. O alfaiate encontra um bilhete dizendo que o conde não pode ir na festa, então ele se veste como um conde e vai na festa. Carlitos vai até a casa onde a festa acontece e encontra o alfaiate. Os dois tentam conquistar a empregada mais bonita da casa, mas não têm sucesso. Carlitos é atraído por uma jovem cigana e o alfaiate tem que distrair os outros pretendentes. O verdadeiro conde aparece na festa, vê os dois impostores, chama a polícia, e eles têm que fugir.

Pastor de Almas

Pastor de Almas
7,2/10
  • Gênero: Comédia
  • Premiere: 19/02/1923
  • Personagem: The Pilgrim
O Vagabundo é um condenado que escapou e é confundido como pastor em uma pequena igreja da cidade.

The Tramp

The Tramp
6,9/10
  • Gênero: Comédia
  • Premiere: 12/04/1915
  • Personagem: The Tramp

Vida de Cachorro

Vida de Cachorro
7,6/10
Paralelo entre a vida de um vagabundo e de um cachorro, mostra de maneira cômica e afetuosa a cumplicidade de ambos, ora um sendo o salvador, ora sendo salvo pelo outro. Num baile, uma moça que é explorada pelo proprietário do salão junta-se à dupla.

Show People

Show People
7,6/10
  • Gênero: ComédiaRomance
  • Premiere: 20/11/1928
  • Personagem: Himself (uncredited)

The Cure

The Cure
7,1/10
  • Gênero: Comédia
  • Premiere: 16/04/1917
  • Personagem: The Inebriate

The Fireman

The Fireman
6,5/10
  • Gênero: Comédia
  • Premiere: 12/06/1916
  • Personagem: Fireman

Atores relacionados