Os melhores filmes de Paulo Gracindo

Paulo Gracindo

Paulo Gracindo

16/07/1911- 04/09/1995
Se você adora cinema, irá compartilhar esta classificação dos melhores filmes de Paulo Gracindo, embora possa ter ordenado de forma diferente. De qualquer forma, esperamos que você goste e descubra um filme que ainda não conhece Paulo Gracindo.
Gênero:

Terra em Transe

Terra em Transe
7,3/10
  • Gênero: DramaThriller
  • Premiere: 08/05/1967
  • Personagem: Don Julio Fuentes
O jornalista e poeta Paulo Martins oscila entre diversas forças políticas que lutam pelo poder no fictício país de Eldorado: D. Porfírio Diaz, um líder de direita e político de tradição, D. Felipe Vieira, governador da Província de Alecrim, líder populista e demagógico, e D. Julio Fuentes, poderoso empresário dono de um império de comunicação. Numa conversa com a militante Sara, Paulo conclui que o povo de Eldorado precisa de um líder e que Vieira possui tais atributos. Eldorado encontra-se entre o golpe de estado e o populismo, entre a crise e a transformação. E Paulo, dividido entre a poesia e a política, agoniza sem conseguir solucionar as incoerências de Eldorado e as suas próprias contradições.

Copacabana Palace

Copacabana Palace
5,1/10

CELEBRAÇÃO - 100 ANOS DO CINEMA NACIONAL

CELEBRAÇÃO - 100 ANOS DO CINEMA NACIONAL
"Retratos e trechos de filmes brasileiros de todas as épocas. Atores, diretores e imagens que afirmam o cinema."

Blablablá

Blablablá
7,1/10
  • Gênero: Drama
  • Premiere: 02/01/1968
  • Personagem: The Dictator
O sentido do poder e da palavra em crise situam o homem que os manipula numa idêntica crise pessoal, humana. A farsa do discurso de intenção humanista é total e absoluta. Um ditador num momento de uma grave crise nacional, institucional, confrontando na cidade e no campo por revoltas e guerrilha, na busca de uma paz ilusória, faz um longo pronunciamento pela televisão. Mas a realidade impõe-se à sua ficção e o controle da situação escapa-lhe das mãos. Sobra-lhe uma patética confissão antes de ser tirado do ar. (Extraído de Programadora Brasil/5) (Cinemateca Brasileira)

Amor Bandido

Amor Bandido
6,5/10
  • Gênero: CrimeDrama
  • Premiere: 12/03/1979
  • Personagem: Galvão

A Falecida

A Falecida
7,6/10
  • Gênero: Drama
  • Premiere: 22/09/1965
  • Personagem: João Guimarães Pimentel
Alertada pela cartomante Madame Crisálida sobre uma loira na sua vida, Zulmira volta para a sua humilde casa e conclui, ao desabafar com seu marido Toninho, que pode se tratar da prima Glorinha. Convertida à Igreja Teofilista e sofrendo muito do peito, Zulmira se informa na funerária São Sebastião com o oportunista vendedor Timbira quanto ao caixão mais caro para enterrar 'uma amiga desenganada' com o máximo de luxo possível. No seu leito de morte, certa da concretização do seu plano de ser enterrada com pompa perante os olhos de Glorinha e de todos, Zulmira instrui o marido desempregado a ir pedir a um certo João Guimarães Pimentel que pague as despesas do funeral de 85 mil cruzeiros.

Tarzan and the Great River

Tarzan and the Great River
5,3/10
  • Gênero: Aventura
  • Premiere: 01/09/1967
  • Personagem: Professor

Tudo Bem

Tudo Bem
7/10
  • Gênero: Comédia
  • Premiere: 01/01/1978
  • Personagem: Juarez Ramos Barata
Família cercada de Brasil por todos os lados, que se acha capaz de viver isolada dos males do mundo. Até que chegam os operários para reformar a casa, e com eles o cortejo de loucuras da vida lá fora. Numa comédia corrosiva, Tudo Bem mostra o caos nosso de cada dia. É uma comédia sobre o conflito entre as classes sociais que se concentram neste microcosmo que é o apartamento.

Salário Mínimo

Salário Mínimo
6,7/10
  • Gênero: Comédia
  • Premiere: 14/12/1970
Moreira mora numa pensão, trabalha numa firma e é noivo há 12 anos de Angelina. Centro dia encontra Roberto, velho amigo, que o aconselha a tentar algo melhor. Moreira prefere o certo, embora modesto. Angelina irritada com o longo noivado arma violenta briga e Moreira se casa. Depois da lua de mel o casal vai morar nos fundos da casa de uma viúva, em Jacarepaguá. Alguns anos depois reencontra Roberto. Desta vez Angelina também insiste na melhoria. Moreira resolve pedir aumento, desajeitadamente. É despedido e resolve recorrer a Roberto.

Copacabana Me Engana

Copacabana Me Engana
6,8/10
Marquinhos (Carlo Mossi) é um jovem alienado que sonha em ter um Mustang vermelho. Ele inicia um romance com uma mulher madura (Odete Lara), mas ela acaba se envolvendo também com o irmão mais velho do rapaz (Claudio Marzo).

Cara a Cara

Cara a Cara
6,8/10
  • Gênero: Drama
  • Premiere: 01/01/1967
  • Personagem: Hugo Castro
Raul, funcionário público, morando com a mãe idosa no subúrbio, obceca-se pela figura de Luciana, garota da zona sul, filha de político corrupto. Sua fixação culmina com um gesto alucinado, quando Raul mata o seu patrão, a própria mãe e Luciana. (Cinemateca Brasileira)

Balança Mas Não Cai

Balança Mas Não Cai
8,1/10
  • Gênero: Comédia
  • Premiere: 14/01/1954
  • Personagem: Primo Rico
Adaptação para cinema do popular programa da Rádio Nacional. A história é uma sucessão de gargalhadas em torno de eleições políticas onde dois partidos, o da Sinceridade Nacional e o da Lata d'Água, disputarão a supremacia. Os candidatos, o Primo Rico e o Primo Pobre, focalizarão os problemas cariocas.

Na Mira do Assassino

Na Mira do Assassino
6,4/10
  • Gênero: Crime
  • Premiere: 01/01/1967
"A história de um perigoso bandido, Toninho, que se refugia na casa de um promotor público e conta a este a sua vida de crimes, convencendo-o da inutilidade das teorias ante os fatos reais que, muitas vezes, levam o homem ao caminho da violência". (Guia de Filmes, 17)

Depois do Transe

Depois do Transe

Paulo Gracindo - O Bem Amado

Paulo Gracindo - O Bem Amado
8,5/10
Aos 20 anos Paulo Gracindo deixou Maceió rumo ao Rio de Janeiro, na tentativa de alcançar o sucesso no teatro. Fez muito sucesso no rádio, onde trabalhou como apresentador e atuou em radionovelas. Na televisão seu papel de maior sucesso foi o de Odorico Paraguaçu, na novela "O Bem Amado". Além de trechos de seus papeis nos meios audiovisuais, o filme ainda é montado através de depoimentos de seus parentes e amigos.

João Ninguém

João Ninguém
O nome do filme foi inspirado numa canção de Noel Rosa gravada em 1935, na qual dizia em seus versos: "Não é velho nem moço/Come bastante no almoço/Pra se esquecer do jantar". O personagem, chamado João Ninguém, é um compositor humilde que compôs a valsa "Sonhos Azuis". Com a música pronta, pede a um amigo para acompanhá-lo à casa da namorada no dia do aniversário dela, pois pretende oferecer a partitura de presente para a moça. No caminho, Mesquitinha decide subir um muro alto para pegar uma rosa, mas acaba caindo no quintal da casa. Sem poder sair, pede ao amigo que leve a rosa e a partitura à namorada dele. Mas Otelo é atropelado por um carro e desmaia. Um estranho que passava pelo local pega a partitura e lança a valsa como se fosse dele. "Sonhos Azuis" se torna um grande sucesso. E Mesquitinha, preso por invasão de domicílio, também sofre para provar que a valsa era sua.

Cinema Novo

Cinema Novo
7,6/10
Documentário alemão para a TV sobre o movimento "Cinema Novo". O diretor Joaquim Pedro de Andrade concentra-se em seis cineastas do Cinema Novo que trabalham no Rio em 1967.

Antes, o Verão

Antes, o Verão
7,5/10
Luís (Jardel Filho) e Maria Clara (Norma Bengell) têm uma casa de verão em Cabo Frio. Durante uma estadia na casa, os filhos do casal encontram o corpo de um homem que fora atropelado e morto em uma estrada próxima da casa. O casal passa por um crise e Luís conhece Dréia (Gilda Grillo), com quem passa a ter um caso. Maria Clara descobre e eles decidem se separar. Enquanto isso, um policial que investiga a morte do homem sugere que fora Maria Clara a autora do crime.

Tererê Não Resolve

Tererê Não Resolve
6,9/10
  • Gênero: Comédia
  • Premiere: 05/03/1938
  • Personagem: Homem no Baile
"São três casais, dois já moradores do Rio; o terceiro, 'aquele que detesta carnaval', chegando para visitar uma tia. Uma das mulheres aposta que todos os maridos são infiéis. Mandam convites aos maridos para o baile de carnaval. Estes arranjam um pretexto para poderem comparecer. Elas por sua vez vão disfarçadas, assim como a empregada. Daí a confusão no baile, cada um namorando a mulher do outro." (AG/50 CIN).

Trancado por Dentro

Trancado por Dentro
6,3/10
  • Gênero: Terror
  • Premiere: 18/01/1989
  • Personagem: Sr. Bóris
História de um personagem tetraplégico vivendo entre a realidade e a imaginação. Revelando suas angústias trancado em seu próprio universo.

Atores relacionados