Os melhores filmes de Vanja Orico

Vanja Orico

Vanja Orico

15/11/1929- 28/01/2015
Se você adora cinema, irá compartilhar esta classificação dos melhores filmes de Vanja Orico, embora possa ter ordenado de forma diferente. De qualquer forma, esperamos que você goste e descubra um filme que ainda não conhece Vanja Orico.
Gênero:

Mulheres e Luzes

Mulheres e Luzes
7,1/10
Uma companhia de espetáculos viaja para Roma e, no trem, o diretor é abordado por uma bela jovem que deseja ser dançarina. No aperto da primeira noite, ela acaba entrando e faz enorme sucesso entre os espectadores. O diretor então se apaixona por ela e, ambos, largam a companhia para formar uma outra independente; mas, enquanto o diretor pensa em formar uma trupe apenas de artistas de rua, sua principal estrela se ocupa sonhando com o glamour do show buziness.

O Cangaceiro

O Cangaceiro
7,3/10
Ao assaltar uma vila o bando do capitão Galdino sequestra uma jovem professora, e a paixão de um membro importante do bando por ela pode criar problemas para todos do grupo.

Rosa dos Ventos

Rosa dos Ventos
5/10
Die Windrose, distribuído no Brasil com o nome A Rosa-dos-Ventos (1957), Direção Geral de Alberto Cavalcanti e Joris Ivens. Aportes em criação de Simone Signoret, Yves Montand and Helene Weigel (wife of Bertold Brecht) e Yannick Bellon. Produzido pela DEFA da Alemanha Oriental. São 5 episódios. O brasileiro Ana (1954) dirigido por Alex Viany. O italiano Giovanna (1956), dirigido por Gillo Pontecorvo.

Independência ou Morte

Independência ou Morte
6,3/10
  • Gênero: DramaHistória
  • Premiere: 02/09/1972
  • Personagem: Baronesa de Goytacazes
Tendo como ponto de partida o dia da abdicação de D. Pedro I, é traçado um perfil do monarca, desde quando ainda menino veio da Europa, quando sua família fugia das tropas napoleônicas e sua ascensão à Príncipe Regente, quando D. João VI retornou para Portugal. Em pouco tempo a situação política torna-se insustentável e o regente proclama a independência, mas seu envolvimento extraconjugal com a futura Marquesa de Santos provoca oposição em diversos setores e José Bonifácio de Andrada e Silva pede demissão do Ministério, mas este não seria o único caso, que ministros e nobres entrariam em choque com o imperador por causa da marquesa, que permanentemente influenciava as decisões do soberano, mas tudo isto causava um inevitável desgaste político.

Club de femmes

Club de femmes
5,5/10
  • Gênero: Drama
  • Premiere: 18/05/1956

Ele, o Boto

Ele, o Boto
6/10
  • Gênero: DramaFantasia
  • Premiere: 19/06/1987
  • Personagem: Vidente

S.O.S. Noronha

S.O.S. Noronha
5,9/10
  • Gênero: Aventura
  • Premiere: 21/06/1957

Conchita und der Ingenieur

Conchita und der Ingenieur
  • Gênero: Aventura
  • Premiere: 23/09/1954
  • Personagem: Conchita

Ana

Ana
6,1/10
  • Gênero: Drama
  • Premiere: 01/12/1955
  • Personagem: Ana
Um grupo de retirantes das áreas de seca do Nordeste do Brasil embarca num caminhão "pau-de-arara" tentando se mudar para São Paulo e ter uma vida melhor. Ao longo da viagem, uma das mulheres perde um bebê na estrada. O motorista, de fato, pretende levá-los ao capataz de um poderoso "coronel". No trajeto, o motorista do pau-de-arara encontra a resistência de um operário de volta do sul, onde visitou à família, e de Ana, líder de um grupo de camponeses. A brava Ana enfrenta o capataz da fazenda e o motorista, e o caminhão segue para o destino final contratado. Produzido em 12/1954. Parte do filme Die Windrose, no Brasil A Rosa-dos-Ventos (1957), da Alemanha Oriental. Retrata o trabalho feminino, em 5 episódios: Brasil, França, Itália, União Soviética e China. O italiano Giovanna (1956), dirigido por Gillo Pontecorvo. A história mostra a luta de um grupo de operárias da indústria têxtil de Prato.

Yalis, la vergine del Roncador

Yalis, la vergine del Roncador
  • Gênero: Aventura
  • Premiere: 01/12/1955

O Leão do Norte

O Leão do Norte
Após ter seus pais assassinados por capitalistas ingleses em uma chacina de fazendeiros de uma região, rapaz entra para o cangaço disposto a se vingar.

A Terceira Margem do Rio

A Terceira Margem do Rio
5,5/10
Um homem de meia-idade deixa sua família e amigos para viver isolado em uma canoa no meio de um rio, na região central do Brasil, e jamais volta a pisar em terra firme. Seu único contato com as pessoas acontece através de seu filho Liojorge, que lhe deixa comida na margem do rio. Os anos se passam e a filha Rosário casa com um rapaz da região e vai morar na cidade. O filho também casa, mas decide permanecer com a mãe e continuar levando diariamente a comida para o pai invisível. Quando nasce Nhinhinha, a filha de Liojorge, e que tem poderes mágicos, o rapaz resolve levá-la até a beira do rio para apresentá-la ao pai.

Paixão nas Selvas

Paixão nas Selvas
7,3/10
  • Gênero: Aventura
  • Premiere: 07/12/1954
Vivido na selva amazônica entre os perigos dos selvagens e animais que habitam esta região a caravana de homens em busca de fortuna atravessam impiedosamente as matas virgens.

Cangaceiros de Lampião

Cangaceiros de Lampião
7,4/10
  • Gênero: AventuraDrama
  • Premiere: 01/09/1967
  • Personagem: Mariana
No dia do casamento de Pedro Boiadeiro com Rosinha, os cangaceiros sobreviventes da chacina que matou Lampião vão se esconder na casa do futuro casal. Rosinha é estuprada pelo bando e morre. Pedro sai pelo sertão em busca de vingança, mas para isso deverá enfrentar a rudeza do sertão e a fúria dos cangaceiros. (Cinemateca Brasileira)

Em Ritmo Jovem

Em Ritmo Jovem
6,4/10
  • Gênero: Comédia
  • Premiere: 27/09/1970
Márcio Greick, depois de uma apresentação musical em um programa de auditório, passa mal e é internado. Devido ao trabalho excessivo ele está com estafa física e emocional. Seguindo orientação médica, Salomão, seu empresário, o leva para uma temporada de repouso em Nova Friburgo, RJ. O cantor ressente a vida pacata. Para evitar cansaço com mulheres, o empresário o proíbe de trazer sua namorada, a cantora Mônica. Esta nem mesmo foi comunicada do ocorrido, Tão logo chegam no hotel, o recepcionista telefona para a sobrinha Adriana, uma fã ardorosa de Márcio.

Lampião, Rei do Cangaço

Lampião, Rei do Cangaço
6,6/10
O filme conta a história de Virgulino Ferreira da Silva, conhecido como Lampião, que liderou um bando de cangaceiros através dos estados do nordeste do Brasil, e que era respeitado e considerado um herói pelos pobres locais. Os crimes praticados por coronéis para se apossar de terras de fazendeiros mais humildes, geravam violência entre os nordestinos. Virgolino Ferreira da Silva, ainda menino, encontra um cangaceiro ferido, lhe dá água, e, em troca, pede seu chapéu de couro. O velho cangaceiro atende seu pedido, mas lhe diz "somente use este chapéu quando tiver um motivo" e vai embora. Anos depois, Virgulino vê sua casa dizimada e seus pais mortos. Revoltado, pega o chapéu de couro e põe na cabeça. Inicia-se ai a maior lenda do nordeste brasileiro, a saga de Lampião que se tornaria o mais temido cangaceiro do nordeste na década de 30, que fazia justiça com as próprias mãos, tornando-se conhecido e respeitado entre os oprimidos camponeses. (Cinemateca Brasileira)

O Caçador de Esmeraldas

O Caçador de Esmeraldas
6,8/10
  • Gênero: Aventura
  • Premiere: 25/05/1979
  • Personagem: Dançarina

O Santo Milagroso

O Santo Milagroso
7,5/10
  • Gênero: Comédia
  • Premiere: 01/09/1966
  • Personagem: Terezinha
Quando sua irmã se interessa pelo sacristão da igreja católica, pastor procura o padre, seu rival na disputa da liderança espiritual da cidade, e tenta impedir o namoro, criando uma série de confusões.

Chick Fowle, o Faixa Preta do Cinema

Chick Fowle, o Faixa Preta do Cinema
Sobre o fotógrafo inglês Chick Fowle. Depoimentos de Anselmo Duarte, Leonardo Vilar, Marlene França, Vanja Orico. Um filme sobre diretores, atores e equipes com que Chick Fowle trabalhou e trabalha, evidenciando também a possibilidade de renovação que o cinema brasileiro pode e deve ter.

Atores relacionados