Os melhores filmes de Antero de Oliveira

Antero de Oliveira

Antero de Oliveira

Hoje apresentamos os melhores filmes de Antero de Oliveira. Se você é um grande fã de filmes, com certeza conhecerá a maioria deles, mas esperamos descobrir um filme que você ainda não viu … e que você adora! Vamos lá com os melhores filmes de Antero de Oliveira.
Gênero:

Matou a Família e Foi ao Cinema

Matou a Família e Foi ao Cinema
6,9/10
Manchetes de jornais em forma de colagem e crônica policial numa luta com a realidade e com a linguagem: um rapaz da classe média mata a navalhadas o pai e a mãe e vai assistir ao filme "Perdidas de Amor"; um homem mata uma mulher por amor; duas jovens se amam e uma delas mata a mãe que as critica; marido mata a mulher que reclama das dificuldades financeiras, etc. (Cinemateca Brasileira) Foi refilmado em 1991 por Neville D'Almeida.

Em Família

Em Família
6,2/10
  • Gênero: Drama
  • Premiere: 19/04/1971
  • Personagem: Roberto
O casal de idosos, formado por Dona Lu e Seu Souza, mora no distrito de Paty de Alferes, numa casinha simples onde criaram os filhos. Porém os herdeiros do senhorio passam a exigir o reajuste do aluguel para um valor superior ao suportado pela modesta aposentadoria que recebem.

Cara a Cara

Cara a Cara
6,8/10
  • Gênero: Drama
  • Premiere: 01/01/1967
  • Personagem: Raul
Raul, funcionário público, morando com a mãe idosa no subúrbio, obceca-se pela figura de Luciana, garota da zona sul, filha de político corrupto. Sua fixação culmina com um gesto alucinado, quando Raul mata o seu patrão, a própria mãe e Luciana. (Cinemateca Brasileira)

Brasil Verdade

Brasil Verdade
8,3/10
Conjunto de 4 documentários sociológicos feitos entre 1964 e 1965 e que vieram a ser lançados, juntos, em 1968. 1. Geraldo Sarno dirige o documentário 'Viramundo', que fala sobre a vida de nordestinos que imigram para São Paulo, em busca de melhores condições de vida. 2. Maurice Capovilla, em 'Subterrâneos do Futebol', faz uma crítica ao futebol brasileiro, focando a paixão alienada de torcedores, que seriam objetos manipulado pelas elites. 3. 'Memória do Cangaço', de Paulo Gil Soares, é um registro histórico do cangaceirismo, no Nordeste, e que conta com cenas originais do bando de Lampião. 4. Manuel Giménez registra o processo de preparação da Escola de Samba Vila Isabel para um desfile carnavalesco, em Nossa Escola de Samba.

Padre Cícero

Padre Cícero
  • Gênero: Documentário
  • Premiere: 11/06/1971
  • Personagem: Narrator

Subterrâneos do Futebol

Subterrâneos do Futebol
7,2/10
  • Gênero: Documentário
  • Premiere: 02/01/1965
  • Personagem: Narrador
Subterrâneos do Futebol é um documentário que procura captar a vida do jogador, desde menino nos campos de pelada, até o fim da sua carreira, sempre efêmera. Até então o cinema brasileiro ainda não tinha passado a visão real e cruel da trajetória do jogador como coisa efêmera. O filme pretende contrapor a ilusão da fama à incompatível condição para sobreviver depois dela. A estrutura narrativa é baseada em três personagens; o juvenil do Palmeiras Feijão (Luiz Carlos de Freitas) que tinha feito o papel de Pelé no filme O Rei Pelé, de Hugo Christensen, o próprio Pelé e Zózimo Calazans, bicampeão mundial em decadência. Eram três negros; o aspirante, o ídolo e o caído.

Tempo de Violência

Tempo de Violência
7,5/10
Antônio, um bancário em boa situação financeira, presencia um espancamento. A partir daí, ele e a mulher, Marta, passam a ser implacavelmente perseguidos.

Atores relacionados