Os melhores filmes de Haroldo de Oliveira

Haroldo de Oliveira

Haroldo de Oliveira

09/04/1942- 27/12/2003
Se você adora cinema, irá compartilhar esta classificação dos melhores filmes de Haroldo de Oliveira, embora possa ter ordenado de forma diferente. De qualquer forma, esperamos que você goste e descubra um filme que ainda não conhece Haroldo de Oliveira.
Gênero:

Cinco Vezes Favela

Cinco Vezes Favela
7/10
  • Gênero: Drama
  • Premiere: 01/01/1962
  • Personagem: (segment "Pedreira de São Diego")
Cinco histórias de moradores de favela. 1- "Um Favelado": Um favelado, desempregado e sem dinheiro, arquiteta um plano para ganhar dinheiro, mas é descoberto e preso pela polícia. 2- "Zé da Cachorra": Um latifundiário quer de volta suas terras, onde está instalada uma favela. Um favelado luta contra a passividade de uma comissão de moradores, que estão aceitando a situação desfavorável que lhes foi imposta. 3- "Escola de Samba Alegria de Viver": Um favelado, presidente do grêmio recreativo, divide-se entre lutar pela sua categoria ou aceitar as imposições comerciais do carnaval. 4- "Couro de Gato": Moradores favelados caçam gatos a fim de usar seu couro para fabricar tamborins, que serão usados no carnaval. 5- "Pedreira de São Diogo": No Rio de Janeiro, sobre uma pedreira há uma favela. Ao perceberem o risco de desabamento dos barracos, em consequência das explosões de dinamite, os operários incitam os moradores a iniciar movimento de resistência para impedir um acidente fatal.

A Rainha Diaba

A Rainha Diaba
7,3/10
  • Gênero: CrimeDrama
  • Premiere: 01/01/1974
  • Personagem: Bigode
A história gira em torno de um homossexual autodenominado Diaba (Milton Gonçalves), que controla uma rede de narcotráfico na região a partir de um quarto, nos fundos de um prostíbulo. Ao saber que um de seus homens está prestes a ser preso pela polícia, decide usar um bode expiatório, Bereco, um jovem cheio de si (Stepan Nercessian), a fim de envolve-lo numa série de crimes e entrega-lo como se fosse o verdadeiro procurado. A partir daí, a trama toma outros rumos. Os comandados de Diaba, revoltados com o autoritarismo do chefe, se rebelam por meio de Catitu (Nelson Xavier). Bereco, por sua vez, se fortalece e tenta entrar para o tráfico por conta própria, o que deflagra uma guerra no submundo do Rio de Janeiro.

Crueldade Mortal

Crueldade Mortal
7,3/10
  • Gênero: CrimeDrama
  • Premiere: 18/12/1976
  • Personagem: Dão

As Aventuras Amorosas de um Padeiro

As Aventuras Amorosas de um Padeiro
6,9/10
  • Gênero: Comédia
  • Premiere: 01/01/1975
  • Personagem: Saul
Ritinha (Maria do Rosário) é uma jovem humilde, virgem e que vive no subúrbio do Rio de Janeiro. Ela se casa com um homem mais velho, o conservador Mário (Ivan Setta). Meses depois, Ritinha percebe o quão entediante é sua vida de casada, sobretudo nas questões do sexo. É quando ela conhece Marques, que se não passa de um estupido padeiro português, pelo menos faz a jovem realizar suas fantasias na cama. E ele acaba tirando fotos dos dois transando. Mais tarde, Ritinha conhece Saul, artista negro de quem se torna amante. Mas Marques, tomado pelo ciúmes, revela as fotos ao marido dela, criando enorme confusão. Sátira popularesca explorando assuntos como infidelidade conjugal, preconceito racial e desejo de ascensão social.

Chico Rei

Chico Rei
6,6/10

Barra Pesada

Barra Pesada
7/10
  • Gênero: Crime
  • Premiere: 31/10/1977
Ladrão jovem, filho de uma prostituta que tinha se matado, se envolve com dois informantes da polícia, que o obrigam a dividir o roubo que ele recebe.

Atores relacionados